51 Bureau Digital


A impressão digital sempre foi uma área intimamente ligada à tecnologia pelo fato de utilizar as últimas descobertas científicas em prol da melhoria da qualidade e da produtividade. Nos últimos anos tem-se falado muito em um tipo específico de impressão digital chamado IMPRESSÃO UV, ou impressão Ultra Violeta. O Bureau Digital já possui equipamentos com essa tecnologia e o objetivo, mais uma vez, é capacitar os nossos clientes e parceiros a tirar o melhor dessa grande novidade.

Resumidamente, a Impressão UV é um processo de impressão ecológico, de alta qualidade e mais durável do que a impressão digital convencional. É ecológico por não usar solvente na transferência da tinta para o substrato, ocasionando menos impacto ao meio ambiente e às pessoas que manuseiam os equipamentos. É de alta qualidade, pois trabalha com tintas especiais com secagem ultra-rápida, não permitindo a dispersão da tinta na superfície de impressão, e é mais durável porque é impresso em um substrato menos vulnerável, portanto, mais resistente à intempéries, impactos e acidentes de uma forma geral.

 

VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE TIPO DE IMPRESSÃO:


1.PORQUE O TERMO IMPRESSÃO UV?

Significa Impressão Ultra Violeta e é uma contração do termo Impressão com cura por radiação Ultra Violeta.
A secagem das tintas convencionais se dá pela evaporação do solvente. Na impressão UV a secagem é feita instantaneamente pela emissão da luz ultra violeta sobre a tinta, imediatamente após a sua impressão. Enquanto a primeira impressão exige que o manuseio só seja feito após a sua secagem completa, a UV permite o toque quase que imediatamente.

2.PORQUE É ECOLÓGICO?  

Não emite substâncias químicas no ar, não agredindo o meio ambiente e melhorando o ambiente de trabalho.

De uma forma geral, as tintas são formadas por partículas sólidas e mais um solvente, que as tornam líquidas e possibilita a sua transferência para a superfície de impressão (substrato). Após a impressão esse solvente evapora ficando no substrato apenas a parte sólida da tinta, que é a impressão de fato. Esse solvente é composto por substâncias químicas, entre elas o CO2, que ao se evaporarem agridem o meio ambiente.
As tintas para impressoras UV não possuem solventes químicos. Elas são formadas por partes sólidas e compostos orgânicos pastosos que se dissipam, sem  prejuízo para a natureza ou para os profissionais.


3.PORQUE É MAIS EFICIENTE?

É mais rápida, com imagens mais bem definidas e mais vivas.

As imagens são impressas mais rapidamente já que cada camada de tinta tem secagem instantânea, diminuindo o tempo entre as passadas da cabeça de impressão. Possui melhor definição devido à secagem imediata do ponto de impressão, que não espalha no substrato e permanece mais fiel ao arquivo original, e as cores são mais vivas devido à característica especial das suas tintas.

4.QUAIS OS SUBSTRATOS USADOS NA IMPRESSÃO UV?

Praticamente todos os substratos comerciais rígidos e semi flexíveis, sólidos ou transparentes.

O Bureau Digital trabalha com acrílico, alumínio, azulejo, couro, madeira, MDF, metais, papelão, poliondas, PS, PVC, vidro e adesivo transparente. Existem algumas exceções,  como os materiais que possuem tecidos de algodão na sua composição. Esses materiais possuem espaços na estrutura das fibras, fazendo com que a tinta e a radiação UV sejam absorvidas e não completem a secagem satisfatoriamente.

Estas são as características e as vantagens mais marcantes dessa maravilha da impressão digital.

Dependendo da característica de cada material é possível:

Fazer impressões frente e verso
Fazer blackout usando o Black da impressão
Dar uma base branca para imprimir em substratos transparentes
Regular o tempo de cura e dar efeito jateado na impressão
Regular os níveis do branco com até 3 camadas da tinta
Imprimir e aplicar verniz (*para a maioria dos substratos)


E para dar um gostinho do uso desse equipamento listamos algumas ideias do que pode ser feito lançando mão da flexibilidade da Impressão UV:

Imprimir fachadas inteiras direto no substrato
Revestir completamente chapas de PS ou PVC
Imprimir imagens em um conjunto de ajulejos
Decorar ambientes imprimindo em portas de vidro
Decorar divisórias comerciais de diversos materiais
Fazer mockups de embalagens em papelão
Imprimir em peças de couro
Jogar imagens em poliondas e fazer woblers, displays e outras peças
Imprimir diretamente em PS e criar volumes inusitados
Aplicar imagens diretamente em peças de acrílico
Criar composições sensacionais em madeira
Imprimir em peças de aço para arquitetura
Personalizar portas de casas e estabelecimentos comerciais
Jogar imagens no MDF de uma cozinha ou quarto
Fazer quadros de vidro, metais, alumínio ou acrílico


As impressoras com tecnologia UV chegaram para alargar os horizontes criativos e dinamizar os departamentos comerciais das empresas de comunicação visual. A inclusão de uma gama maior de substratos multiplica a possibilidade de novas composições e possibilita a abordagem de novos clientes e, conseqüentemente, o fechamento de novos negócios.

 

Aproveite e tire o melhor dessa tecnologia.
 






Comentários